quinta-feira, 30 de abril de 2015

Istambul




  • Istambul é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa, com 13 120 596 de habitantes na sua área metropolitana. A grande maioria da população é muçulmana. Agora vamos falar um pouco dos monumentos que existe neste país muito bonito.

Santa Sofia


Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla. O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.


Mesquita Azul





A Mesquita Azul é a maior mesquita de Istambul e um símbolo religioso para os muçulmanos que visitam a cidade. É considerada uma das obras-primas do mundo islâmico e uma das maiores criações arquitectónicas de Istambul. Foi construída numa colina em frente da igreja Hagia Sophia. 


  1. Grande Bazar





Grande Bazar, também chamado Bazar Coberto ou Mercado Coberto, é provavelmente o maior e dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminönüdistrito de Fatih, da cidade de IstambulTurquia. Aberto em 1461, é muito conhecido principalmente pela joalhariacerâmicaespeciarias
 tapetesTem mais de 60 ruas cobertas e centenas ou milhares de lojas é frequentado por 250 000 a 400 000 pessoas diariamente. A maior parte das lojas está agrupada por tipos de mercadorias, havendo áreas especiais para produtos de pele, joalharia de ouro, etc.




Palácio de Topkapı


Palácio de Topkapı  localiza-se na cidade de Istambul, na Turquia. Topkapı significa "porta do canhão". Foi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos.
Atualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos de ouro, prata, cerâmica, miniaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.
O Palácio tem 3 portas:
1ª - Porta Imperial 2ª - Porta da Saudação 3ª - Porta da Felicidade



Reflexão
Quando me falaram em Istambul eu pensava que era um sítio terrível pois nos telejornais só se ouvia falar de terrorismo e de guerras mas quando fui de viagem lá, fiquei a saber que as pessoas não eram terroristas até pelo contrário. Istambul é uma cidade muita bonita tem muitos sítios que podes visitar e um Grande Bazar onde podes trazer muitas recordações.



Débora

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Animais em vias de extinção- Lince Ibérico e Lobo Ibérico


  • Lince Ibérico



  • Lince Ibérico (Lynx Pardinus)



  • Pertence ao reino animal e pertence à ordem dos carnívoros.
  • É um felino, o mais ameaçado do mundo. Tem uma população de apenas 100 animais, O Lince Ibérico já não existe em Portugal e poderá extinguir-se da Península Ibérica dentro em breve.
    • O habitat natural do Lince é na Península Ibérica, em áreas montanhosas, cobertas de bosque e matagal mediterrâneo. Vive num mato denso e caça em pastagens abertas. Poderíamos encontrá-lo no Algarve nas áreas montanhosas, em Contenda-Barrancos devido ao extenso perímetro florestal, na Serra da Malcata e no Vale do Sado. O Lince Ibérico alimenta-se essencialmente de coelhos europeus, embora também coma veados jovens, mouflons, patos e outras aves, peixes, raposas e cobras.





    • Lobo Ibérico

    • Lobo Ibérico (Canis Lupus Signatus)
    • Pertence ao reino animalia e pertence á ordem dos carnívoros.
    • É uma subespécie do lobo cinzento que se encontra na Península Ibérica. Outrora muito abundante, sua população atual deve rondar os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal.
    • O habitat natural do lobo Ibérico é a península Ibérica, nas florestas, serras, planícies, bosques abertos, tundras e florestas densas onde se refugia em tocas escavadas por ele ou reaproveitadas de outros animais.
    • O lobo Ibérico tem uma alimentação muito variada, dependo da existência ou não de presas selvagens e dos diferentes tipos de pastoreio de cada região. O facto de viver numa alcateia permite ao lobo caçar presas maiores que ele.
    • As suas principais presas são o javali, o corço e o veado também caçando ovelhas, cabras, galinhas, cavalos e vacas.



    Reflexão
    Os seres vivos estão feitos para viver num determinado tipo de ambiente. Quando este muda, vão ser substituídos por novas espécies. se o ritmo das mudanças for muito rápido, a reprodução não acontece e as espécies vão extinguir-se antes de ser substituídas.





    Débora & Diana

    Animais em via de extinção- Onça Pintada e Leopardo das Neves


    • Onça Pintada 

    Há dois tipos de Elefantes, Loxodonta Cyclotis e Loxodont Africana, e ambos os elefantes encontram-se na África subsariana e o habitat natural deles é as savanas e florestas tropicais. Ambos os elefantes são herbívoros e alimentam-se de cerca de 300Kg diários de vegetais. Um elefante é capaz de ingere cerca de 200 litros de água por dia e desloca-se de acordo com a abundância e o escassez de alimento.
    Os elefantes são capaz de chegar a 7 ou até mesmo 8 metros de comprimento e até 4 metros de altura e em média tem 7500Kg. O período de gestação dos elefantes é de 22 meses e o tempo médio de vida é de 70 anos. Cada fêmea pode só ter 1 cria.
    O estado de conservação dos elefantes é a caça, causada pelo seu marfim. O marfim dos elefantes é mais apreciado na China e na Índia, que já reduziu bastante as populações dos elefantes africanos. Actualmente, os elefantes estão em vias de extinção e têm-se tomado medidas para proteger estas espécies.

    Nome vulgar: Onça Pintada

    Ordem: Carnivora

    Distribuição: Ao sul dos EUA, México,

    América Central e América do Sul 

    Peso adulto: 36 a 158 Kg

    Gestação: 93 a 105 dias

    Nº de filhotes: 1 a 4 filhotes

    Peso filhote: 700 a 900 g






    • Leopardo das Neves
    O leopardo das neves vive nas montanhas onde os seus hábitos alimentares são desde um yak até um pequeno veado almiscarado, podem também predar aves como faisão ou pequenas marmotas.

    Nome vulgar: Leopardo das Neves

    Ordem: Carnívora

    Distribuição: Entre 3000 e 6000 metros, 

    nos Himalaias e nas montanhas do norte da China

    Comprimento: até 1,5 metros, mais 1 de cauda

    Peso: até 80 kg

    Gestação: Cerca de 90 dias

    Nº de filhotes: 3 filhotes em média por ninhada



    Débora & Diana

    Animais em vias de extinção- Elefante Africano e Morcego


    • Elefante Africano

    Há dois tipos de Elefantes, Loxodonta Cyclotis e Loxodont Africana, e ambos os elefantes encontram-se na África subsariana e o habitat natural deles é as savanas e florestas tropicais. Ambos os elefantes são herbívoros e alimentam-se de cerca de 300Kg diários de vegetais. Um elefante é capaz de ingere cerca de 200 litros de água por dia e desloca-se de acordo com a abundância e o escassez de alimento.
    Os elefantes são capaz de chegar a 7 ou até mesmo 8 metros de comprimento e até 4 metros de altura e em média tem 7500Kg.O período de gestação dos elefantes é de 22 meses e o tempo médio de vida é de 70 anos. Cada fêmea pode só ter 1 cria.O estado de conservação dos elefantes é a caça, causada pelo seu marfim. O marfim dos elefantes é mais apreciado na China e na Índia, que já reduziu bastante as populações dos elefantes africanos. Actualmente, os elefantes estam em vias de extinção e têm-se tomado medidas para proteger estas espécies.






    • Morcego 
    São os únicos mamíferos adaptados ao voo, devido à transformação dos seus membros superiores em asas. Podem ter uma envergadura de 5cm a 2m, sendo geralmente pequenos, na maioria não excedendo 100g de peso, uma enorme capacidade de adaptação a qualquer ambiente, em excepção dos pólos, e uma grande diversidade de hábitos alimentares. São os que têm a dieta mais variada entre os mamíferos, comendo fruta, sementes, folhas, néctar, pólen, peixe, sangue e pequenos vertebrados. Exclusivamente 3 espécies alimentam-se de sangue: os morcegos hematófagos ou vampiros, situados apenas na América Latina e no Sul do México. Existem no mundo, diversas subespécies de morcego, cerca de 1000, que se dividem em dois grandes grupos: os frugívoros e os insectívoros. Distinguem-se umas das outras pela constituição dos membros superiores, sobretudo pelas diferentes capacidades de voo, certas variedades atingem dimensões respeitáveis, como a «raposa-voadora», cuja envergadura oscila entre um e 1,50m – o que de modo algum faz dele um animal temível, pois alimenta-se exclusivamente de frutos. Todas elas se caracterizam pelos longos antebraços, prolongados por quatro dedos também muito compridos, os quais constituem como que a armação à qual está presa a membrana que desempenha as funções de asas, englobando também a cauda, na maior parte das espécies.






    Débora & Diana 

    Animais em via de extinção- Bufo Real e Coruja-das-Torres


    • Bufo Real 
    É a maior espécie de coruja existente no planeta, tendo em média,  entre 60 a 86 cm de comprimento, 1,70m a 2,10m de envergadura, e pode pesar até os 5,5 kg. Com uma idade média bastante extensa na qual pode variar entre os 10 e os 20 anos. Possuindo dois tufos de penas sobre a cabeça, semelhantes a duas orelhas, que retrai durante o voo, de enormes olhos de cor laranja vivo, de ventre pálido e listado, e dorso escuro com manchas brancas. O seu canto “Uhu”, muito repetido e num tom grave, pode ser ouvido a vários quilómetros de distância. É uma ave de rapina nocturna, raramente vista devido à actividade durante a noite, dando a ideia que é bastante rara. A sua actividade vocal é mais intensa ao anoitecer, amanhecer, e principalmente no inverno. Presencia-se na Europa, Ásia e África, sendo mais comum no nordeste da Europa, na zona circundante ao Mar Mediterrâneo, incluindo a Península Ibérica. Habita terrenos rochosos. É uma ave solitária, formando casais permanentes que ocupam o mesmo ninho toda a vida. 



  •  Nome cientifico: Bubo bubo

  • Classe: Aves
  • Família: Strigidae
  • Comprimento: 60m-86m
  • Envergadura: 1,70m-2,10m
  • Peso: 5,5kg
  • Idade Média: 10-20 anos
  • Habitats: Europa, Ásia, África








    • Coruja-das-Torres
    Ave de rapina nocturna, com cerca de 25-45 cm de comprimento, sendo as fêmeas maiores que os machos, e com peso variante entre 250 a 700 g. Em ambiente selvagem, pode viver até os 10 anos. No rosto possui um disco facial semelhante a um coração, tem acima do bico uma crista de penas parecendo um nariz, tem também grandes olhos negros, o que dá à ave uma aparência surpreendente enquanto voa.Para compensar o facto de seus olhos serem imóveis, o pescoço tem área de “giro” de 170º.  É uma ave de médio porte, de cores castanho-claro, manchas pretas nas costas e na parte de trás da cabeça, para além de outras pequenas manchas escuras espalhadas por todo o corpo, excepto na parte interna das asas, tendo no peito, e em toda a parte inferior, cor branca. Têm a plumagem densa, com delicadas extremidades nas asas redondas e de curvaturas suaves nas pontas, para abafarem o som produzido pelas mesmas ao moverem, medindo em média cerca de 107 cm.  A sua vocalização é um grito rouco, que se assemelha ao ruído de tecido sendo rasgado. Apresenta um piar agudo quando se fere, que também é vocalizado repetidas vezes para o acasalamento. Se surpreendida no seu esconderijo ou empoleirada, começa então a repetidas vezes reproduzir um som de estalar, chocando a língua ao bico. São altamente dotados para caçar pequenas aves, invertebrados, roedores, pequenos lagartos e anfíbios. A Habita em cavernas, telhados de celeiros, prédios ou em torres de igrejas. 

  •  Nome cientifico: Tyto Alba
  • Classe: Aves
  • Espécie: T. Alba
  • Família: Tytonidae
  • Nº de subespécies: 35
  • Comprimento: 25-45 cm
  • Envergadura: 75-110 cm
  • Peso: 250-700 g
  • Idade Média: 10 anos
  • Comprimento das asas: 107 cm
  • Habitat: Todos os continentes em excepção da Antárctida






  • Débora & Diana

    Animais em Vias de Extinção




    Há muitas espécies em vias de extinção, que são espécies ligeiramente próximas de ter um último individuo da mesma, em risco de se tornar inexistente. 
    O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, tem uma lista extensa com cerca de 395 espécies em extinção, na qual estão ameaçados animais como:
    • Bufo Real 
    • Coruja-Das-Torres 
    • Elefante Africano 
    • Golfinho
    • Koala
    • Leopardo das Neves 
    • Lince Ibérico 
    • Lobo Ibérico
    • Onça Pintada 
    • Panda Gigante
    • Tubarão Branco
    Débora & Diana

    quinta-feira, 16 de abril de 2015

    As 7 Maravilhas do Mundo



    Como gostamos de viagens e de conhecer o mundo e as suas maravilhas, decidimos falar hoje sobre "As 7 Maravilhas do Mundo". Estas correspondem com as nossas maravilhas porém iremos falar das que mais gostamos.

    1ª  Coliseu de Roma, Itália

    Localiza-se em Roma, Itália

    2ª  Taj Mahal

    Localiza-se em Agra, Índia

    3ª   Chichén Itzá


    Localiza-se no México

    4ª  Machu Picchu



    Localiza-se no Perú

    5ª  Cristo Redentor


    Localiza-se no Rio de Janeiro, Brasil

    6ª  Petra


    Localiza-se na Jordânia


    7ª  A Grande Muralha da China

    Localiza-se em Pequim, Norte da China


    Débora & Diana 

    quinta-feira, 9 de abril de 2015

    Para sempre ao meu lado


    Este é um exemplo de que o amor entre humanos e os animais. A relação amigável de cães e homens. Neste caso, um professor universitário encontra Hachiko, o cão abandonado. A amizade entre os dois é tão grande ao ponto do cão acompanhar ou esperar sempre o seu dono. Ficava parado na frente do comboio ou nas redondezas sempre à espera do seu dono. Porém, certo dia o professor morre, Hachiko como não sabia vai para a beira da porta do comboio à espera nove anos que o seu dono chegasse. 




    Reflexão

    Com este filme podemos afirmar que os animais conseguem ser mais fieis que muitas pessoas. 

    Débora & Diana